Sobre a Dedeka     Ver Coleção Outono-Inverno 2018     Ir para Loja Virtual     Moronomundo
 
2018
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
 
   
 
 

Dicas de livros para os pequenos

 
18/04
Quarta-Feira
 



Livros são mágicos, são janelas para a criatividade e a imaginação. Por isso, incentivar os pequenos à leitura desde cedo é muito importante. Os benefícios desse hábito no desenvolvimento deles são inúmeros, desde a habilidade linguística e memória até a capacidade de concentração e atenção. E nós, como adoramos uma boa história, aproveitamos a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil para trazer algumas dicas de escritores brasileiros para a hora da leitura dos pequenos.

Reinações de Narizinho
(Autor: Monteiro Lobato)

O livro narra as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta Lúcia. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem deve transportar o leitor a viagens pelo mundo da fantasia.

O Menino Maluquinho
(Autor: Ziraldo)

É a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. 

Romeu e Julieta
(Autor: Ruth Rocha)

Conta história de um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores. Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode conhecer. 

Rodas, pra que te quero!
(Autores: Angela Carneiro e Marcela Cálamo)

Um sensível e delicado relato da vida de Tchela (uma das autoras), menina peralta, curiosa, que adorava correr e andar de bicicleta, e de repente perde o movimento de suas pernas. Depois de um longo tempo hospitalizada, ao ter alta Tchela ganha uma caixinha de madeira do seu médico com uma recomendação: ela só deverá ser aberta no momento certo. 

Os Pingos e as Cores
(Autora: Mary França)

Os pingos descobrem que para formar todas as cores são necessárias apenas três cores básicas ou primárias. E de mistura em mistura, de pincelada em pincelada fazem experiências e descobertas e, assim, deixam tudo mais alegre e colorido.

A dona baratinha
(Autora: Ana Maria Machado)

Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram, mas o ratinho foi o escolhido. A noiva chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu.

Arca de Noé
(Autor: Vinicius de Moraes)

O conjunto é formado por 32 poemas que foram musicados e se tornaram clássicos da MPB para crinaças. A maioria dos poemas é sobre bichos e foram feitos para ler, aprender de cor ou cantar. 

Marcelo, marmelo, martelo
(Autora: Ruth Rocha)

Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

O Fantástico Mistério da Feiurinha
(Autor: Pedro Bandeira)

O livro trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas, como  Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, Rapunzel. 

A Bruxinha Atrapalhada
(Autora: Eva Furnari)

Sem a utilização de palavras, só imagens, a autora cria uma bruxinha atrapalhada que pode realizar desejos com a ajuda de uma varinha mágica, sofrendo as mais inusitadas conseqüências. 

Ou Isto ou Aquilo
(Autora: Cecília Meireles)

O livro resgata o universo infantil, permeado por perguntas imprevisíveis, monólogos, situações surpreendentes, comparações incomuns, em que a fantasia e a imaginação estão sempre presentes. Nos deparamos com a borboleta no jardim, a bela bola que rola, a casa da avó, a água da chuva e a lua, que aparece depois da chuva, além de outras cenas e sensações

Gostou das dicas? Tem outro livro que seu filho adora? Compartilha com a gente!

Ah, e aproveite! A Dedeka é uma das parceiras do clube do livro Leiturinha, com 10% de desconto em nossos produtos para assinantes.
 
Comentar 0 comentário(s) Enviar
Twitter
Comentários
 
Nenhum comentário até o momento!
Seja o primeiro a comentar.
 
 
Envie seu comentário
Nome:
E-mail:
Comentário:
 
  Preencha o código ao lado