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Alimentação nas férias

 
10/12
Segunda-Feira
 
TAGS: Nut. Mireli Sozo Rech
 
 

Férias, diversão, praia, descanso... quem não gosta? E a alimentação? Entra em férias também?

Nesta época de festas, final de ano e férias, acabamos deixando que as guloseimas invadam nossa alimentação por todo esse período, mas é necessário tomar alguns cuidados para não descuidar da saúde da criançada.

Se as crianças passam as férias em casa, as mães conseguem ter um maior controle, mas é inevitável eles pedirem um cachorro-quente ou hambúrguer no lugar de um prato de comida. Afinal, estão de férias! Outro problema é que, dependendo da idade, a criança tem maior acesso à despensa e geladeira e o que não tiver das guloseimas que eles gostam, naturalmente vão pedir!

Se forem viajar, é uma boa oportunidade para introduzir novos alimentos e sabores aos pequenos! Nas viagens, tudo é novidade e, por isso, pode ser mais fácil fazer a criança experimentar algo novo!
Se o roteiro for praia e estiver muito calor, é preciso que a criança tome água e água de coco com frequência para não desidratar e coma algo saudável antes de irem almoçar.

O que evitar durante as férias:

- Pular o café da manhã não pode. Essa é a refeição mais importante para fornecer à criança energia e nutrientes importantes para seu crescimento como carboidrato (pães e cereais), cálcio (leite e derivados), vitaminas e fibras (sucos e frutas). Além disso, nas férias, o almoço costuma ser mais tarde e com o café da manhã, a criança estará com nutrientes suficientes para esperar a próxima refeição.

- Deixar que comam bobagens todos os dias e a qualquer hora.

O que fazer durante as férias:

- Se for almoçar ou jantar fora, o ideal é colocar no prato da criança todos os grupos alimentares, que são: arroz ou macarrão; feijão; legume, verdura e um tipo carne, que pode ser ave, peixe ou carne vermelha.

- Para os lanchinhos entre as refeições principais, o segredo é oferecer sucos, vitaminas de leite com frutas, sanduíches com pão integral, biscoitos sem recheio ou doces gelados a base de fruta como gelatinas e picolé feito em casa.

- Se conseguir manter os mesmo horários das refeições com a habitual, será de grande ajuda para que o organismo do seu pequeno volte ao normal bem rapidinho após as férias.
 
 
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Comentários
 
20.12.2012
Nome: Giulia
A Mi esta certa!!!
Te Amo Minha Fofa
 
 
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Nut. Mireli Sozo Rech
Nutricionista (CRN2 10062), graduada pela Universidade de Caxias do Sul, pós-graduanda em nutrição clínica, gestora operacional da Expert Restaurantes Empresariais e nutricionista na Clínica Acumpuntura e Beleza.

Contato:
mirelirech@hotmail.com
(54) 9623 1404